Alimentação e Fototerapia - Um aliado na cura do Vitiligo.




Não há uma dieta específica comprovada para combater o vitiligo, mas alguns alimentos podem ser incluídos na alimentação como parte de um estilo de vida saudável. 
O vitiligo é uma condição de pele complexa, e o tratamento e gestão adequados devem ser discutidos com um profissional de saúde, geralmente um dermatologista. 
Dito isso, alguns nutrientes e alimentos podem ser benéficos devido às suas propriedades antioxidantes e imunomoduladoras.

 Aqui estão alguns alimentos que você pode considerar:

Alimentos ricos em antioxidantes:Frutas e vegetais coloridos, como mirtilos, framboesas, morangos, maçãs, uvas, espinafre, couve e brócolis.

Alimentos ricos em vitamina C, como laranjas, kiwis, morangos, pimentões e tomates.


Alimentos ricos em cobre e zinco:Nozes, sementes de abóbora, sementes de girassol, carne magra e leguminosas são fontes de cobre e zinco, que desempenham papéis importantes na pigmentação da pele.


Alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3:Peixes de água fria, como salmão, sardinha e cavala, são boas fontes de ácidos graxos ômega-3, que têm propriedades anti-inflamatórias.


Alimentos ricos em folato:Espinafre, brócolis, lentilhas e feijões são fontes de folato, que é importante para a saúde da pele.


Probióticos:Alimentos fermentados, como iogurte, kefir e chucrute, podem promover a saúde do intestino e possivelmente influenciar a resposta imunológica.


Alimentos ricos em vitamina D:Salmão, atum, ovos e cogumelos expostos à luz solar contêm vitamina D, que desempenha um papel na regulação do sistema imunológico.

É importante ressaltar que não há uma única abordagem alimentar que funcione para todos, e a consulta com um profissional de saúde é crucial para orientação personalizada. Além disso, algumas pessoas podem se beneficiar de suplementos, mas a suplementação deve ser realizada sob supervisão médica para evitar doses excessivas e interações indesejadas com outros medicamentos.

SUGESTÃO DE RECEITA


Relato:

Olá, amigos. Hoje eu vim postar sobre um assunto que acompanho, desde que meu filho me mostrou uma manchinha branca no calcanhar, quando ele tinha 7 anos. Quando eu vi a mancha, eu já sabia que se tratava do vitiligo. 
Levei ao dermatologista e o que mais me deixou triste no momento foi a seguinte palavra: "VITILIGO NÃO TEM CURA". Cheguei em casa e me desabei a chorar. Fiquei imaginando o que meu filho passaria nessa sociedade tão preocupada com o estético.
 Os anos foram passando e as manchas aumentando. Levei-o na Santa Casa da Misericórdia, Hospital Alberst Sabin e agora ele está fazendo o tratamento no Hospital Universitário Clementino Fraga (Hospital do Fundão) , aqui no Rio de Janeiro. Durante esses 7 anos ele tem usado a pomada Tacrolimus 1% (o Protopic é bem mais caro, custa cerca de R$ 90,00) que no Fundão custa R$ 15,00 pois tem laboratório próprio. Fez uso do Viticromim, parou de tomar quando começou a fazer a fototerapia; hoje ele tem feito uso apenas do Tacrolimus 1% no rosto e partes íntimas, Clob X no corpo durante 20 dias e pára 10 dias (não deve ser utilizado nas partes íntimas), Prednisona (toma apenas 1 comprimido no sábado e 1 no domingo), filtro solar (gel pois é adolescente e o creme aumenta as espinhas que podem causar mais lesões) e a fototerapia.
Só a partir da fototerapia que vimos melhoras, as pomadas junto com a fototerapia deram um resultado mais rápido que o esperado, vejam:

Meu filho antes e depois do tratamento com a fototerapia

 A 1ª foto é de 11 de outubro e a 2ª foto do dia 30 de novembro de 2014, portanto, 1 mês e 19 dias. Quando comecei a ver a melhora do meu filho, como o meu coração se alegrou. Nenhuma mãe gosta de ver seu filho triste, pois na rua o chamam de Michael Jackson, Liquid Paper etc. Muitas vezes eu e seu pai tivemos que sentar e conversar com ele, dizendo que ele era muito maior e melhor do que qualquer vitiligo e que isso não o impediria de trabalhar, casar e etc. Mas para um adolescente isso é difícil, né? 
Hoje meu filho está bem mais animado e confiante. Nós oramos e Deus deu a resposta.
Ele vai no Hospital do Fundão 3 vezes por semana para fazer a fototerapia que dura menos que 5 minutos. A melhora começa no rosto. As mãos e os pés são os últimos a serem pigmentados.
Espero que esse meu pequeno relato o ajude, querido (a).

ATUALIZANDO A POSTAGEM
HOJE MEU FILHO TEM 20 ANOS. ESSA FOTO FOI TIRADA EM SETEMBRO DE 2020.
EM 2015 ELE ABANDONOU O TRATAMENTO. HÁ POUCAS MANCHAS NO BRAÇO E PERNA. O ROSTO ESTÁ PRATICAMENTE SEM MANCHA. 



ATUALIZANDO:

MEU FILHO COM 23 ANOS. FOTO TIRADA EM 2023. 
A PELE PIGMENTA EM ALGUMAS PARTES QUANDO ELE FICA EXPOSTO AO SOL.
ELE ESTÁ MUITO BEM COM A PELE E SE SENTE BONITO DESSA FORMA.
 



Abaixo eu vou colocar uma postagem sobre a fototerapia e a fonte:

Fototerapia com UVB (Ultravioleta B) Banda Estreita (Narrow Band)

A exposição a esse tipo de lâmpadas pode induzir aumento da capacidade enzimática, hipertrofia e proliferação dos melanócitos, além de alterações do comportamento imunológico da pele. Reduz o tempo de tratamento e não requer uso de fotossensibilizantes, reduzindo custos e efeitos colaterais.



http://www.vitiligo.med.br/tratamento.php


Não posso esquecer de falar que para fazer a fototerapia é necessário fazer exame de vista e comprar um óculos de sol original.

Se você tiver alguma história parecida mande para o meu email: marcelacris11@gmail.com, ou faça um comentário, ok? Abraços.



Postar um comentário

Olá, antes de sair faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem